A professora

Me chamo Mônica Cavaliere, sou nascida e criada em Piombino (Livorno / Itália), uma linda cidadezinha perto do mar na Toscana. Sou formada em Ciências Políticas pela Universidade de Firenze.

Comecei a minha carreira dando aula e organizando seminários para funcionários de empresas – sempre gostei de trabalhar com pessoas! Mais tarde fui assistente de informática em Amsterdã e Milão e assessora de empresa em Roma. Como meu entusiasmo por dar aula já havia despertado, enquanto universitária já organizava cursos de italiano e aulas para estrangeiros. Na verdade, sempre amei ensinar e viajar! E, aqui no Brasil, foi onde pude concretizar a prática do ensino de idiomas. Sempre adorei estudar gramática e línguas estrangeiras e, para mim, é um grande orgulho poder passar para os alunos a minha paixão pela língua e cultura do meu país.

Cheguei pela primeira vez no Rio de Janeiro em Agosto 2006 e fiquei encantada pela cidade. Em Março de 2007 decidi voltar para ficar e trabalhar um tempo.

Comecei dando aulas de italiano numa associação de descendentes – Associazione lucana di Rio de Janeiro. Depois, junto com uma amiga, fundei um curso de italiano e a partir de 2010 entrei como sócia na Gioconda Aulas e Traduções, que foi fundada por um italiano e uma brasileira. Atualmente, divido minhas atividades entre as aulas particulares e as aulas para empresas.

Já dei aula para funcionários de diversas empresas italianas como Tim, Costa Crociere, Assut Europe e Acotel, onde ainda leciono. Tenho alunos de várias idades que estudam italiano por motivos diversos: devido à formação, para viajar, trabalhar ou simplesmente conhecer as belezas da Itália. Todos são simpáticos e muito diferentes um do outro.

Posso dizer que a troca de experiências com os alunos é meu presente mais querido.

Espero que possamos trocar nossas experiências ao longo de vários diálogos em italiano!

 

“La lezione perfetta è quella che costruite insieme agli alunni. È un dialogo, non un monologo. Non si può apprendere senza partecipare.” (Isabella Milani, insegnante)

“A aula perfeita é aquela que você constrói junto aos alunos . É um diálogo, não um monólogo. Não se pode aprender sem participar.”  (Isabella Milani, insegnante)