História da cidade de Paestum

Você quer ver restos de arte grega perfeitamente preservados e não ir à Grécia? Então basta ir visitar Paestum, que fica a 30 km ao sul de Salerno, na região italiana da Campânia. Paestum antiga cidade da Campânia situada perto da costa do Tirreno, a sul de Salerno era um dos principais centros da Magna Grécia. Por volta de 600 aC, os colonos gregos de Sibari fundaram uma cidade, que chamaram de Posidonia, e construíram o grande santuário de Hera ao norte, perto da foz do rio Sele. No final do século 5 a C Paestum foi conquistada pelos lucanos, sob os quais viveu um período de prosperidade e alcançou sua máxima expansão territorial. Em 273 aC os romanos estabeleceram sua própria colônia, mudando o nome da cidade para a atual. Paestum.
De 560 aC para 440 aC estamos testemunhando o período de máximo esplendor e riqueza de Poseidonia. Este pico foi devido a vários fatores, alguns dos quais podem ser vistos, por exemplo, na diminuição da influência etrusca na margem direita do Sele na primeira metade do século 6 aC .
A partir daquele momento iniciou um longo e progressivo declínio, até o abandono final, no século VIII, devido ao afundamento da área
Três são os templos presentes em Paestum perfeitamente conservados: o templo de Poseidon, o templo de Hera e o templo de Athena. 
O escritor alemão Goethe foi vistar Paestum em 1787 durante a sua viagem na Itália e disse: “Finalmente, incertos, se andássemos em pedras ou escombros, poderíamos reconhecer algumas pedras oblongas e quadradas, que já havíamos notado à distância, como sobreviver a templos e lembranças de uma cidade outrora magnífica. “.